top of page
FUNDO SITE.jpg
APRESENTAÇÃO

           O SEMINÁRIO DE TESES E DISSERTAÇÕES – SETEDI do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) tem o objetivo de criar espaços de discussão e de encontro de discentes e docentes dos Estudos da Linguagem, a fim de trocar experiências de pesquisa em nível de mestrado e doutorado. O SETEDI também busca divulgar as produções acadêmicas e promover debates com a comunidade universitária, pois entende que a partilha de conhecimentos entre pesquisadores/as convidadas/os (nacionais e internacionais) e os/as alunos/as em processo de escrita de dissertação e de tese é uma oportunidade de grande impacto positivo na formação acadêmica desses/as pesquisadores/as.

           Pensando nisso, o evento reunirá, de um lado, professoras/es comprometidas/os com a pesquisa acadêmica e, de outro, discentes que estão vivendo uma experiência determinante em suas carreiras profissionais: o processo de redação e submissão de um texto a uma banca avaliadora. Além disso, no SETEDI, os/as alunos/as terão a oportunidade de expor publicamente seus trabalhos antes das avaliações oficiais (qualificação e defesa) e de conhecer os trabalhos de seus colegas e de outros pesquisadores, criando e fortalecendo laços de pesquisa.

           O SETEDI também propõe a aproximação dos/as atuais alunos/as do PPGEL e os/as egressos/as, divulgando as pesquisas realizadas nos 13 anos de existência deste Programa de Pós-graduação, inicialmente chamado de Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade (2010). Além de criar espaços de discussão teórico-prática na área dos Estudos da Linguagem, o SETEDI 2023 também propõe que os/as professores/as e alunos/as da UEPG dialoguem com a comunidade externa, principalmente, pesquisadores/as internacionais e professores/as da Educação Básica e do Ensino Superior, estabelecendo intercâmbio de informações e experiências entre os diversos sujeitos que constroem o conhecimento científico na comunidade acadêmica, nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

         O evento é aberto para que estudantes da graduação participem como ouvintes e possam refletir sobre suas escolhas teórico-metodológicas no momento da construção do projeto de pesquisa, além de aproximá-los aos/às professores/as do PPGEL, conhecendo as linhas de pesquisa e as possibilidades temáticas de investigação futura.  

       Nesta sétima edição, em função da parceria com a Universidade Agostinho Neto, apontando para um diálogo Brasil-África, consideramos a necessidade de abordar as discussões que permeiam a linguagem por meio de outras perspectivas: tentamos trazer para o centro do debate discursos e sujeitos historicamente oprimidos, marginalizados e/ou silenciados. Por isso, o tema do evento é Vozes periféricas. Buscamos ouvir essas vozes e aprender com elas, repensando e problematizando as vozes hegemônicas. Entendemos que a escuta atenta e sensível é o ponto de partida para construção de comunidades de aprendizados, conforme assinala bell hooks, no livro Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade.

Realização

UEPG.png
PPGEL.png
PROPESP.png

Apoio

capes.png
bottom of page